I COPA DE FUTSAL VIEIRENSE – 2013
Regulamento do Campeonato
Copa de Futsal Vieirense
I – COPA REGIONAL
DE FUTSAL DE MARCELINO VIEIRA RN
REGULAMENTO 2013
Dispõe sobre o Regulamento da I – Copa de Futsal Vieirense. O Presidente da Copa de Futsal de
Marcelino Vieira, no uso de suas atribuições legais e nos termos das decisões
do Conselho Técnico competente, em reunião realizada no dia 06 de outubro de
2013.:
RESOLVE:
Publicar a presente NOTA
OFICIAL, as normas estabelecidas e aprovadas pelo Conselho Técnico, para a
disputa do Campeonato de Futsal TEMPORADA 2013.
INÍCIO DO
CAMPEONATO
O Campeonato terá início em 26 de
Outubro com o seu término em 30 de Novembro do corrente ano, Ressalvando faro
Impeditivo Superveniente.
OBJETIVO:
A Copa de Futsal 2013 têm por
objetivo principal desenvolver o intercambio esportivo entre as equipes;
proporcionar boas relações entre os dirigentes, técnicos e atletas; estabelecer
uma união segura entre os desportistas, exaltar a prática do Futsal como
instrumento imprescindível para a formação da personalidade, além de
proporcionar bons espetáculos esportivos.
Os jogos serão realizados no Ginásio Poliesportivo O CARNEIRÃO em Marcelino Vieira RN, nos dias e horários determinados pela Comissão Organizadora de Esportes.
CAPÍTULO I
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
O mando jogo será sempre da COMISSÃO, que considera mandante
a equipe que aparecer do lado esquerdo da tabela e em caso de igualdade de
uniformes, camisa, a equipe visitante, ou seja, a que aparecer do lado direito
da tabela, devera providenciar a troca.
Compete aos organizadores elaborar regulamento, tabela e determinar a distribuição para as equipes participantes, adotar providência de ordem técnica necessária à realização do Campeonato, designar e alterar datas e horários dos jogos; suspender rodadas quando necessário, escalar árbitros, assistentes e observadores, aprovar ou não resultados de jogos após tomar conhecimento dos relatórios e súmulas respectivas.
Os organizadores não serão responsáveis por acidentes ou incidentes
causados ou ocorridos com participantes ou por estes causados a terceiros,
antes, durante e após as partidas. São de inteira responsabilidade das equipes
os exames médicos e assistência médica dos atletas.
CAPÍTULO II
DAS EQUIPES E ATLETAS
Art. 1º - Cada equipe poderá inscrever no mínimo 8 (oito) e no máximo 15 (quinze) atletas.
§ 1º - Nenhum atleta poderá ser incluído,
substituído ou excluído da ficha de inscrição de sua equipe após o início da
primeirapartida da equipe no campeonato.
Art. 2 - Cada equipe poderá ter um técnico
no banco de reservas, devidamente inscrito na partida. Este deverá apresentar
seu RG ao representante da arbitragem, que dará condições de participação a
cada partida.
Art. 3 - As inscrições dos atletas terá que ser feita com antecedência, podendo mudar até antes de iniciar a primeira rodada.
CAPÍTULO III.
Art. 3 - As inscrições dos atletas terá que ser feita com antecedência, podendo mudar até antes de iniciar a primeira rodada.
CAPÍTULO III.
DAS PARTIDAS
Art. 4 - As partidas terão duração de dois tempos
iguais de 20 (vinte) minutos cada, com 10 (dez) minutos de intervalo entre
eles.
Art. 5 - No caso da não realização da partida por ausência de uma das equipes (WO), a equipe que comparecer deverá se apresentar uniformizada,solicitar o preenchimento de súmula - devendo esta ser apresentada ao árbitro em campo, no horário estipulado em tabela.
§ 1º - A equipe que não comparecer a uma partida prevista em tabela, no horário estipulado para a mesma – ocasionando assim um “WO” – será automaticamente excluída do Campeonatoe julgada pela comissão organizadora.
Parágrafo único - A equipe que não comparecer será dado como perdedora pelo placar de 1x0 e o gol será anotado para o capitão da equipe.
Art. 6 - Caberá direito de recurso contra irregularidades observadas durante a realização dos jogos sempre que uma equipe comprovar o não comprimento desse regulamento por outra equipe. Cabendo a interessada a coleta e apresentação de todas as provas, sendo o recurso julgado pela Comissão Organizadora do Torneio. O prazo para a entrada do recurso será de 24 (vinte e quatro) horas após o término da partida, mediante relatório e provas. Das decisões dos árbitros não caberá recurso.
Art. 7 - A equipe para iniciar a partida deverá apresentar no mínimo 3 (três) jogadores em condições de jogo, podendo completar a equipe até o final do 1º tempo, desde que relacionado em súmula. A partida será encerrada a partir do momento que uma das equipes ficar reduzida a 2 (dois) atletas, valendo o placar anotado no momento do ocorrido.
Art. 5 - No caso da não realização da partida por ausência de uma das equipes (WO), a equipe que comparecer deverá se apresentar uniformizada,solicitar o preenchimento de súmula - devendo esta ser apresentada ao árbitro em campo, no horário estipulado em tabela.
§ 1º - A equipe que não comparecer a uma partida prevista em tabela, no horário estipulado para a mesma – ocasionando assim um “WO” – será automaticamente excluída do Campeonatoe julgada pela comissão organizadora.
Parágrafo único - A equipe que não comparecer será dado como perdedora pelo placar de 1x0 e o gol será anotado para o capitão da equipe.
Art. 6 - Caberá direito de recurso contra irregularidades observadas durante a realização dos jogos sempre que uma equipe comprovar o não comprimento desse regulamento por outra equipe. Cabendo a interessada a coleta e apresentação de todas as provas, sendo o recurso julgado pela Comissão Organizadora do Torneio. O prazo para a entrada do recurso será de 24 (vinte e quatro) horas após o término da partida, mediante relatório e provas. Das decisões dos árbitros não caberá recurso.
Art. 7 - A equipe para iniciar a partida deverá apresentar no mínimo 3 (três) jogadores em condições de jogo, podendo completar a equipe até o final do 1º tempo, desde que relacionado em súmula. A partida será encerrada a partir do momento que uma das equipes ficar reduzida a 2 (dois) atletas, valendo o placar anotado no momento do ocorrido.
Art. 8- A primeirapartida será iniciada às 18h, com tolerância de 15 minutos para o seu início (ou seja, 18:15), valendo o relógio do representante do Campeonato. A segunda partida será iniciada exatamente às 19h15, subsequente ao final da primeira partida, sem tolerância alguma de tempo.
§ 1º - 15 (quinze) minutos antes do início de cada partida, o representante de cada equipe deverá apresentar na mesa do representante da arbitragem, a Carteira do RG de cada atleta da equipe.
§ 2º - Caso haja falta de qualquer um dos documentos exigidos, o atleta não poderá participar da partida.
§ 3º - Antes do início do jogo os diretores e os representantes das
equipes poderão acompanhar a verificação da identidade dos atletas junto com o
árbitro, na mesa do representante do Campeonato.
Art. 9 - O banco de suplentes de cada equipe poderá ser composto por até 10 atletas devidamente uniformizados, mais o técnico credenciado com documento na mesa do representante da arbitragem.
Art. 10 - As substituições serão livres, devendo ser realizadas na área de substituição próximo a mesa de arbitragem com o jogo em andamento, lembrando que para ser feita a substituição, o jogador em quadra deverá primeiro sair para que o outro possa entrar. Caso contrário esta atitude será passível de cartão amarelo.
Art. 11 - Serão exigidos das equipes, sendo expressamente obrigatórios para a execução de cada partida:
Art. 9 - O banco de suplentes de cada equipe poderá ser composto por até 10 atletas devidamente uniformizados, mais o técnico credenciado com documento na mesa do representante da arbitragem.
Art. 10 - As substituições serão livres, devendo ser realizadas na área de substituição próximo a mesa de arbitragem com o jogo em andamento, lembrando que para ser feita a substituição, o jogador em quadra deverá primeiro sair para que o outro possa entrar. Caso contrário esta atitude será passível de cartão amarelo.
Art. 11 - Serão exigidos das equipes, sendo expressamente obrigatórios para a execução de cada partida:
· RG original, em boas condições de visibilidade;
· jogos de
camisas numerados;
· shorts e
meiões de mesma cor;
Art. 12 - Faltas:
· Por equipe: cada
equipe poderá cometer 5 faltas coletivas por período de jogo, a partir da 6ª
falta será cobrada um tiro livre direto. Terminando o período, a contagem das
faltas da equipe será zerada.
Art. 13. - Cada equipe tem o direito a um pedido de tempo por período, ou seja, um no primeiro tempo e um no segundo tempo.
Art. 14 - Lateral e escanteios deverão ser cobrados com os pés.
Art. 15 - Tiro de Meta: deverá ser cobrado pelo goleiro e com as mãos e a bola não pode ser lançada diretamente à área adversária de acordo com a regra da modalidade.
CAPÍTULO IV
DAS INFRACÕES E SUAS PENALIDADES
Art. 16 - Ressalvadas as sanções previstas neste regulamento, as infrações disciplinares serão processadas e julgadas na forma dos termos deste regulamento, em consonância com os dispositivos do código desportivo, da Federação Paulista de Futebol da modalidade.
Art. 17 - Caberá punição rigorosa em caso de invasão de quadra e agressões físicas.
Parágrafo único: Cada caso registrado será julgado pelos organizados
e/ou pela arbitragem.
Art. 18 - Os estragos, depredações ao
patrimônio onde se realizarão os jogos deste certame, a veículos de dirigentes,
árbitros, auxiliares, observadores da polícia, diretores de clubes
participantes, a equipe responsável pagará todos os prejuízos logo depois de
reconhecidos todos os seus reais motivos.
CAPÍTULO V
DA COMPETIÇÃO
Art. 19 - As equipes participantes serão divididas de acordo com o número de equipes que irão participar.
Parágrafo único - Esta divisão será formada por sorteio.
Art. 20- Forma de pontuação:
à Vitória: 3 - três pontos.
· à Empate: 1- ponto.
· à Derrota: 0 - ponto.
Art. 21 - Punições: em caso de agressão: (entende-se agressão por qualquer atitude que possa atingir outra pessoa tanto fisicamente como verbalmente)
· Atleta / atleta: Eliminação do campeonato.
· Atleta / Árbitro: Eliminação do campeonato.
· Atleta / Comissão Organizadora: Eliminação do campeonato.
Art. 22 - Cartões:
· Amarelo – Advertência.
· Vermelho – O atleta é eliminado da partida, a equipe fica com 1 jogador a menos, podendo substituir após 2 minutos ou sofrer 1 gol. O jogador deverá ficar fora da quadra após receber o cartão vermelho. O mesmo sofrerá uma suspensão automática.
Art. 23 - Suspensões:
· 2 amarelos 1 partida de suspensão. Em caso de reincidência (mais 2 cartões), a suspensão será de 2 partidas.
· 1 vermelho – 1 partida de suspensão.
· 2 vermelhos – o atleta será eliminado do Campeonato.
· O cartão vermelho não elimina os cartões amarelos recebidos anteriormente.
· Os cartões só serão zerados na segunda fase do campeonato
OBESERVAÇÃO IMPORTANTE:
REGRA 1 - PENALIDADE MÁXIMA
1- Será concedido um tiro de penalidade máxima contra a equipe que comete uma das infrações sancionadas com um tiro livre direto, dentro de sua área penal quando a bola está em jogo.
2- A penalidade máxima é um tiro livre direto, do qual se pode marcar um
gol diretamente e cuja cobrança é feita na marca correspondente e, nesse
momento, todos os jogadores, com exceção do goleiro e do jogador indicado para
a cobrança, deverão estar dentro da quadra de jogo, mas numa distância de 5
(cinco) metros da bola e atrás da linha imaginária da bola.
3- O goleiro deverá postar-se sobre a linha de meta e entre os postes de
meta até que o chute seja executado, podendo movimentar-se lateralmente,
exclusivamente sobre a linha de meta.
4- O jogador encarregado de executar o tiro livre deverá estar
plenamente identificado e deverá chutar a bola para frente e não será
permitido, o executante, tocar a bola uma segunda vez, antes que outro jogador
o faça. Se no lugar do jogador encarregado de executar a cobrança um outro
jogador efetuar a cobrança, deverá ser punido com um tiro indireto contra sua
equipe e o jogador que executou a cobrança punido com cartão amarelo.
5- Se concederá tempo adicional para poder executar a cobrança de uma
penalidade máxima, ao final do tempo regulamentar do 1º ou 2º período da
partida ou ainda, da prorrogação. Se a bola tocar em um ou nos dois postes ou
travessão e entrar ou ainda após isso tocar no goleiro e entrar, o tento será
válido e encerrado o período, jogo ou tempo suplementar. A partida também será
encerrada quando ocorrer qualquer das seguintes situações:
a) For
consignado o tento;
b) A
bola for defendida pelo goleiro;
c) A bola sair pela linha de meta;
d) A bola bater em um ou nos dois postes ou travessão da meta e retornar;
e) A bola chutada fracamente parar antes de chegar ao seu destino.
c) A bola sair pela linha de meta;
d) A bola bater em um ou nos dois postes ou travessão da meta e retornar;
e) A bola chutada fracamente parar antes de chegar ao seu destino.
6- Quando for concedido tempo adicional para a cobrança do tiro penal, a
equipe beneficiada não poderá fazer substituições.
7- O jogador executor não pode fazer a paradinha. Será penalizado com um tiro indireto contra sua equipe e o jogador advertido com cartão amarelo.
PUNIÇÃO
Para as infrações a esta regra será obedecido o seguinte:
a)Em caso de qualquer irregularidade por parte de jogador da equipe
defensora, caso não tenha resultado em gol, a cobrança será anulada e o tiro de
penalidade máxima será repetido. Caso tenha resultado em gol, será aplicada a
lei de vantagem;
b) Em caso de qualquer irregularidade por parte de jogador da equipe beneficiada, caso tenha resultado em gol, a cobrança será anulada e o tiro de penalidade máxima será repetido. Caso não tenha resultado em gol, o jogo será paralisado e cobrado um tiro livre indireto a favor da equipe defensora com a bola sendo colocada no local onde ocorreu a infração;
c) Se cometida pelo jogador que executa a cobrança, depois de a bola entrar em jogo, se concederá um tiro livre indireto a favor da equipe adversária, com a bola colocada no local onde ocorreu a infração;
d) Se o jogador executante do tiro livre de penalidade máxima tocar na bola uma segunda vez antes que outro jogador o faça ou demorar mais de 4 (quatro) segundos para executar o tiro, conceder-se-á um tiro livre indireto a favor da equipe adversária;
e) Se o executor cometer o segundo toque, a bola será colocada no lugar
onde o jogador a tocou. Se for pela demora de mais de 4 segundos, a bola será
colocada na marca da penalidade máxima;
f) Se um jogador da equipe defensora e outro da equipe atacante, invadirem o espaço ao mesmo tempo, será repetido o lance.
f) Se um jogador da equipe defensora e outro da equipe atacante, invadirem o espaço ao mesmo tempo, será repetido o lance.
RECOMENDAÇÕES:
a) Antes da cobrança, um dos árbitros deve dirigir-se ao goleiro
informando que se ele adiantar-se antes da bola ser movimentada e não resultar
em tento, o lance será repetido e ele advertido com cartão amarelo;
b) Se o goleiro adiantar-se antes que a bola seja movimentada e a
cobrança não tenha resultado em tento, deverá ser repetida a cobrança e o
goleiro advertido com cartão amarelo;
c) Quando o goleiro adiantar-se e mesmo assim resultar em tento, o árbitro deve confirmar o tento, não havendo a necessidade de advertir o goleiro com cartão amarelo;
c) Quando o goleiro adiantar-se e mesmo assim resultar em tento, o árbitro deve confirmar o tento, não havendo a necessidade de advertir o goleiro com cartão amarelo;
d) Por ocasião da cobrança de uma penalidade máxima, um dos árbitros deve colocar-se no fundo da quadra, orientar o goleiro que só pode movimentar-se lateralmente, ou seja, em cima da linha de meta, não podendo adiantar-se enquanto a bola não for movimentada. O outro árbitro deverá afastar os jogadores a cinco metros da bola e atrás da linha imaginária da bola e não permitir a invasão de jogadores. Caso ocorra a invasão antes da bola ser movimentada, o infrator ou infratores devem ser punidos de acordo com a regra;
e) Quando houver tempo adicional para cobrança de uma penalidade máxima, não permitir que a equipe beneficiada faça substituições;
f) Na corrida para a cobrança o jogador pode fazer fintas mas não pode parar, pois será considerado como atitude antidesportiva devendo ser penalizado com cartão amarelo e manda repetir a cobrança;
g) Se o árbitro mandar repetir a cobrança, pode ser trocado o executor da cobrança;
h) O jogador que executa a cobrança, pode passar para um companheiro,
desde que essa cobrança seja para frente;
i) Os árbitros devem identificar o jogador que vai executar a cobrança, mas não necessitam informar aos goleiros;
j) Não permitir a paradinha em cobrança de penalidade máxima.
i) Os árbitros devem identificar o jogador que vai executar a cobrança, mas não necessitam informar aos goleiros;
j) Não permitir a paradinha em cobrança de penalidade máxima.
REGRA 02 - BOLA DE SAÍDA
1- No início da partida a escolha de lado ou saída de bola será decidido por meio de sorteio procedido pelo árbitro principal. A equipe vencedora do sorteio escolherá a meia quadra onde irá iniciar jogando e a equipe perdedora terá o direito à bola de saída do jogo. Quando o jogo tiver tempo suplementar deverá ser feito o mesmo procedimento.
2- Dado o sinal pelo árbitro, a partida será iniciada por um dos
jogadores, que movimentará a bola com os pés em direção ao lado contrário,
devendo a mesma, nesse momento, estar colocada imóvel sobre o centro da quadra,
cada equipe deverá estar em seu próprio lado e nenhum jogador da equipe
contrária a iniciadora da partida poderá aproximar-se a menos de 3 (três)
metros da bola e nenhum jogador de ambas as equipes, poderá invadir a meia
quadra do adversário enquanto a bola não estiver em jogo. A bola estará em jogo
quando ultrapassar inteiramente a linha de meia quadra.
3- O jogador que executar a saída de bola, não poderá ter contato com a
mesma enquanto esta não for jogada ou tocada por outro jogador.
4- Depois de consignado um tento, a partida recomeçará de maneira
idêntica, por um jogador da equipe que sofreu o tento.
5- Após o descanso regulamentar a que se refere a regra, a partida
recomeçará com as equipes disputantes trocando de lado e o reinicio será
efetivado por um jogador da equipe contrária aquela que executou a saída de
bola inicial.
6- Quando o jogador executante da bola de saída do 1º ou 2º períodos ou
na reposição de bola após sofrer um gol, não executar corretamente deverá ser
repreendido verbalmente e na reincidência penalizado com cartão amarelo.
7- Não será válido o tento consignado diretamente de bola de saída.
PUNIÇÃO
a) Caso o executor da bola de saída toque na bola pela segunda vez antes que outro jogador o faça, será concedido um tiro livre indireto em favor da equipe adversária, com a bola sendo colocada no local onde ocorreu o toque;
b) Se na bola de saída, o jogador movimentar a bola para o lado ou para trás, deverá ser repetido o lance e se tornar a fazê-lo deve ser penalizado com cartão amarelo por atitude antidesportiva. A equipe continuará com o direito de executar a saída de bola;
c) Para qualquer outra incorreção será repetida a bola de saída, sempre de posse da mesma equipe.
a) Caso o executor da bola de saída toque na bola pela segunda vez antes que outro jogador o faça, será concedido um tiro livre indireto em favor da equipe adversária, com a bola sendo colocada no local onde ocorreu o toque;
b) Se na bola de saída, o jogador movimentar a bola para o lado ou para trás, deverá ser repetido o lance e se tornar a fazê-lo deve ser penalizado com cartão amarelo por atitude antidesportiva. A equipe continuará com o direito de executar a saída de bola;
c) Para qualquer outra incorreção será repetida a bola de saída, sempre de posse da mesma equipe.
RECOMENDAÇÕES:
Antes de autorizarem o início ou reinicio de uma partida, com a bola
colocada no centro da quadra, os árbitros devem exigir que as equipes estejam
cada uma em sua meia quadra de jogo;
b) Na bola de saída, depois de autorizado pelo árbitro, o jogador adversário que invadir o círculo central ou a quadra adversária, antes que a bola esteja em jogo, deverá ser, obrigatoriamente, punido com cartão amarelo e repetido o lance;
c) Na bola de saída, para que o gol seja válido a bola deverá ser tocada ou tocar em qualquer outro jogador.
d) Se na bola de saída o jogador chutar diretamente na meta adversária e a bola entrar sem tocar em nenhum jogador, os árbitros marcarão tiro de meta.
b) Na bola de saída, depois de autorizado pelo árbitro, o jogador adversário que invadir o círculo central ou a quadra adversária, antes que a bola esteja em jogo, deverá ser, obrigatoriamente, punido com cartão amarelo e repetido o lance;
c) Na bola de saída, para que o gol seja válido a bola deverá ser tocada ou tocar em qualquer outro jogador.
d) Se na bola de saída o jogador chutar diretamente na meta adversária e a bola entrar sem tocar em nenhum jogador, os árbitros marcarão tiro de meta.
REGRA 03 - ARREMESSO DE META
1- Dar-se-á arremesso de meta sempre que a bola atravessar inteiramente a linha de meta pelo alto ou pelo solo, excluída a parte compreendida entre os postes e sob o travessão de meta, após ter sido tocada ou jogada pela última vez por jogador da equipe atacante.
2- A execução do arremesso de meta dar-se-á exclusivamente pelo goleiro,
com o uso das mãos, de qualquer ponto da área penal.
3- A bola somente estará em jogo quando ultrapassar inteiramente a linha
demarcatória da área penal.
4- Quando da execução de um arremesso de meta os jogadores da equipe
adversária deverão estar colocados fora da área penal do goleiro executor. Se o
goleiro lançar rapidamente a bola, poderá fazê-lo mesmo com jogadores
adversários dentro da área penal, desde que não atrapalhem o lançamento.
5- Se o goleiro demora mais de 4 (quatro) segundos para executar o
arremesso de meta, um tiro livre indireto será concedido em favor da equipe
adversária, com a bola colocada sobre a linha da área e no ponto mais próximo
de onde ocorreu a infração.
6- Quando da execução do arremesso de meta, o goleiro não poderá
ultrapassar com a mão, a linha demarcatória da área penal, ainda de posse da
bola, podendo ultrapassar parcialmente com o corpo. No arremesso de meta vale
sempre a posição da bola.
7- Após o goleiro executar o arremesso de meta e a bola ter entrado em
jogo, não poderá recebê-la de companheiro de equipe, em sua meia quadra, sem
que a bola tenha antes sido jogada ou tocada por um adversário.
8- Se o goleiro arremessar a bola e a mesma tocar em qualquer jogador,
inclusive o goleiro adversário, e penetrar no gol, o tento será válido. Se a
bola entrar diretamente sem tocar em qualquer jogador, o tento não será válido.
Será tiro de meta em favor da equipe adversária.
9- Se o goleiro executar a cobrança de maneira incorreta, os árbitros
devem mandar repetir a cobrança e reinicia a contagem dos quatro segundos a
partir dos segundos que já tinham passado após a primeira autorização, até que
seja cobrado corretamente ou ultrapasse os quatro segundos.
PUNIÇÃO
PUNIÇÃO
Quando o arremesso de meta é executado e, após a bola sair da área
penal, o próprio goleiro se antecipa ao lance e toca na bola uma segunda vez,
fora de sua área penal, antes que outro jogador o faça, contra a equipe do
infrator será cobrado um tiro livre indireto com a bola colocada no local onde
ocorreu a infração. Se neste caso o goleiro tocar com a mão na bola, fora de
sua área penal, deverá ser punido com um tiro livre direto, prevalecendo a
falta mais grave;
b) Se ao ser feito um arremesso de meta, ainda dentro da área penal do goleiro executor, a bola for tocada ou jogada por qualquer jogador, o arremesso de meta deverá ser repetido;
c) Se o goleiro, após ter posto a bola em jogo a recebe de volta de um companheiro, toca ou controla a bola com as mãos, ou com os pés, em sua meia quadra, sem esta haver tocado em jogador adversário, sua equipe será punida com um tiro livre indireto a favor da equipe adversária, com a bola colocada no local onde ocorreu a infração, salvo se ocorrido dentro de sua área penal, quando a bola será colocada sobre a linha da área e no ponto mais próximo de onde ocorreu a infração;
b) Se ao ser feito um arremesso de meta, ainda dentro da área penal do goleiro executor, a bola for tocada ou jogada por qualquer jogador, o arremesso de meta deverá ser repetido;
c) Se o goleiro, após ter posto a bola em jogo a recebe de volta de um companheiro, toca ou controla a bola com as mãos, ou com os pés, em sua meia quadra, sem esta haver tocado em jogador adversário, sua equipe será punida com um tiro livre indireto a favor da equipe adversária, com a bola colocada no local onde ocorreu a infração, salvo se ocorrido dentro de sua área penal, quando a bola será colocada sobre a linha da área e no ponto mais próximo de onde ocorreu a infração;
d) Se a bola for arremessada de maneira irregular, deverá ser repetida a cobrança e o árbitro reinicia a contagem dos quatro segundos a partir dos segundos que já haviam transcorridos após a primeira autorização.
RECOMENDAÇÕES:
a) Se após o arremesso de meta, a bola for devolvida voluntariamente ao
goleiro, em sua meia quadra, sem que seja antes tocada por jogador adversário,
os árbitros deverão penalizar com um tiro indireto;
b) O goleiro pode arremessar a bola com os jogadores adversários dentro da área penal, desde que estes não prejudiquem o arremesso.
b) O goleiro pode arremessar a bola com os jogadores adversários dentro da área penal, desde que estes não prejudiquem o arremesso.
REGRA 4 - TIROS LIVRES
1- Tiros livres são os chutes desferidos, quando da reposição da bola em jogo, em razão da paralisação da partida por assinalação de alguma infração.
2- Os tiros livres classificam-se em duas categorias, o tiro livre
direto, através do qual se pode consignar diretamente um tento contra a equipe
que cometeu a infração e tiro livre indireto, através do qual não se pode
consignar diretamente um tento, salvo se a bola, antes de entrar na meta, seja
jogada ou tocada por um jogador que não seja o executor do chute.
3- Na cobrança de tiro livre a bola deverá estar imóvel sobre o piso e a
sua movimentação poderá ser feita para qualquer parte da quadra.
4- A cobrança de uma penalidade máxima deve ser feita da marca penal,
cobrada obrigatoriamente para frente, com a bola entrando em jogo tão logo seja
movimentada.
5- Um tiro livre direto sem direito a formação de barreira deve ser
cobrado para frente, com intenção de chutar em direção a meta, não podendo a
bola em sua trajetória ser tocada por outro jogador da sua equipe.
6- Antes da execução de um tiro livre nenhum jogador da equipe
adversária poderá aproximar-se a menos de 5 (cinco) metros da bola até que a
mesma esteja em jogo.
7- Numa linha imaginária, entre a bola e o jogador executante da
cobrança do tiro livre, qualquer que seja à distância por ele tomada, não
poderá haver nenhum jogador da equipe adversária, na linha de ação do
executante.
8- Quando da cobrança de um tiro livre, se os jogadores da equipe
infratora estiverem a uma distância mínima de 5 (cinco) metros da bola, os
árbitros autorizarão a imediata cobrança do tiro livre, independente da
formação da barreira de jogadores.
9- Se o jogador da equipe adversária não respeitar a distância de 5
(cinco) metros da bola, antes do tiro livre ser executado e a bola movimentada,
o árbitro mandará repetir a cobrança do tiro livre e aplicará cartão amarelo ao
infrator, observando sempre a lei da vantagem.
10- No caso de um tiro livre a favor da equipe atacada, dentro de sua área penal, a bola pode ser colocada em qualquer parte da área e nenhum jogador poderá receber a bola, diretamente, dentro da área penal, para que a ponha em movimento logo em seguida. A bola deverá ser chutada diretamente para fora da área penal. Se algum jogador, intencionalmente, impedir que esta situação seja cumprida, o tiro livre deverá ser repetido. Todos os jogadores adversários deverão situar-se fora da área de meta. A bola estará em jogo quando sair da área penal.
10- No caso de um tiro livre a favor da equipe atacada, dentro de sua área penal, a bola pode ser colocada em qualquer parte da área e nenhum jogador poderá receber a bola, diretamente, dentro da área penal, para que a ponha em movimento logo em seguida. A bola deverá ser chutada diretamente para fora da área penal. Se algum jogador, intencionalmente, impedir que esta situação seja cumprida, o tiro livre deverá ser repetido. Todos os jogadores adversários deverão situar-se fora da área de meta. A bola estará em jogo quando sair da área penal.
11- Se o jogador que executar a cobrança de um tiro livre volta a jogar
ou tocar na bola antes que outro jogador o faça será concedido um tiro livre
indireto em favor da equipe adversária no local onde ocorreu a infração, salvo
se ocorreu dentro da área penal da equipe infratora, quando o tiro indireto
deverá ser executado com a bola colocada sobre a linha de meta e no local mais
próximo de onde ocorreu a infração. Se nesta situação o jogador tocar com a mão
na bola, será marcada a infração mais grave e se cobrará um tiro livre direto.
12- Se o jogador que for executar o tiro livre demorar mais de 4
segundos para movimentar a bola, sua equipe será punida com a marcação de um
tiro livre indireto contra a mesma, a ser cobrado do local onde a infração foi
cometida, salvo se ocorreu dentro da área penal da equipe infratora, quando o
tiro indireto deverá ser executado com a bola colocada sobre a linha da área
penal e no local mais próximo de onde ocorreu a infração.
13- Para distinguir o tiro livre indireto, os árbitros erguerão um dos
braços sobre a cabeça, devendo mantê-lo erguido até que o tiro indireto seja
executado e a bola seja jogada ou tocada por outro jogador, toque em uma das
traves ou travessão e retorne a quadra, ou saia da quadra de jogo.
14- Quando for tiro livre direto, os árbitros devem levantar o braço na horizontal,
sinalizando a direção em que deve ser cobrado, com a mão do outro braço
sinalizando em direção a quadra, de maneira que fique bem claro para todos, que
se trata de uma falta acumulada.
15- Se um jogador, quando da cobrança de um tiro livre direto ou
indireto, chuta a bola em direção a sua própria meta e a mesma entra no gol
diretamente, o gol não será válido. Será cobrado arremesso de canto em favor da
equipe adversária. Se a bola tocar em qualquer jogador inclusive o goleiro e
entrar, o tento será válido.
RECOMENDAÇÕES:
RECOMENDAÇÕES:
a) Quando o árbitro verifica que a barreira já se encontra na distância
correta, não necessita medir a distância;
b) Imediatamente após o árbitro ter assinalado a infração, deverá indicar se é tiro direto ou indireto;
b) Imediatamente após o árbitro ter assinalado a infração, deverá indicar se é tiro direto ou indireto;
c) Simultaneamente com a marcação de uma infração, os árbitros deverão
sinalizar imediatamente, o lado para o qual deverá ser executada a cobrança;
d) Por ocasião da cobrança de infrações dentro da área penal e a favor da equipe defensora, a bola somente entrará em jogo quando sair da referida área e quando algum jogador tocar na bola antes de sair da área penal, os árbitros devem mandar repetir a cobrança;
e) Quando ocorrer uma falta dentro da área penal e a favor da equipe defensora, a infração poderá ser cobrada de qualquer local da área penal;
f) Se um jogador executar a cobrança de um tiro livre volta a tocar na
bola, com a mão, antes que outro jogador toquem na bola, deverá ser penalizado
com a infração mais grave, tiro livre direto e não como tiro livre indireto,
anotando uma falta acumulativa;
g) Se um tiro livre for cobrado pelo goleiro e após a bola entrar em jogo, e o mesmo volta a tocar na bola com a mão, antes que outro jogador o toque, os árbitros deverão:
- Se for fora da área de meta marcar um tiro livre direto e uma falta acumulativa;
g) Se um tiro livre for cobrado pelo goleiro e após a bola entrar em jogo, e o mesmo volta a tocar na bola com a mão, antes que outro jogador o toque, os árbitros deverão:
- Se for fora da área de meta marcar um tiro livre direto e uma falta acumulativa;
- Se for dentro da área de meta marcar um tiro livre indireto;
h) Se um jogador cobrar um tiro livre a partir da sexta falta, sem a intenção de chutar para a meta e um jogador de sua equipe tocar na bola, o árbitro paralisará o jogo e cobrará um tiro livre indireto contra sua equipe;
i) A bola estará em jogo assim que for chutada e entrar em movimento.
REGRA 09 - BOLA EM JOGO E FORA DE JOGO
1- A bola estará fora de jogo quando:
Atravessar completamente, quer pelo solo, quer pelo alto, as linhas
laterais ou de meta;
b) A partida for interrompida pelo árbitro;
c) Jogada a partida em quadra coberta e a bola bater no teto ou em equipamentos de outros desportos colocados nos limites da quadra de jogo, a partida será reiniciada com a cobrança de tiro lateral a favor da equipe adversária à do jogador que desferiu o chute, na direção e do lado onde a bola bateu.
2- A bola estará em jogo em todas as outras ocasiões, desde o começo até
o término da partida, inclusive:
a) Se tocar nos árbitros colocados dentro da quadra de jogo;
b) Enquanto não se adota uma decisão por suposta infração as regras do jogo;
c) Bate em uma das traves ou travessão e permanece dentro da quadra de jogo.
b) Enquanto não se adota uma decisão por suposta infração as regras do jogo;
c) Bate em uma das traves ou travessão e permanece dentro da quadra de jogo.
3- Se a bola perder sua condição normal de jogo durante o transcorrer da
partida, esta será interrompida, a bola substituída e a partida reiniciada com
a execução de bola ao chão no local onde a mesma perdeu sua condição normal de
jogo, salvo se tenha ocorrido dentro da área penal, ocasião em que a bola ao
chão será executada fora da mesma e na direção de onde perdeu a condição.
4- Se a bola perder sua condição normal de jogo, no exato momento em que
é posta em movimento (tiro inicial, tiros livres direto e indireto, tiro de
penalidade máxima, lateral, de canto ou arremesso de meta) e antes de ser
tocada por outro jogador, a bola será substituída e o lance será repetido.
5- Estando a partida em movimento quando um acidente ocorrer com jogador
dela participante, o árbitro retardará o apito até que a jogada seja concluída,
ou seja, que o jogador de posse da bola conclua o lance, perca a posse da bola
ou que esta saia da quadra ou ocorra paralisação da jogada.
6- Para os árbitros os pedidos de tempo técnico e paralisação serão ilimitados. Porém, somente poderão ser ordenados com a bola fora de jogo.
7- Em caso de acidente grave com o jogador, o árbitro providenciará ou
solicitará a remoção do mesmo, tão logo seja possível, para fora das linhas
demarcatórias da quadra de jogo, para que seja socorrido e reiniciará
imediatamente a partida. Caso o jogador seja lesionado levemente e solicite
atendimento médico, embora possa locomover-se, o árbitro autorizará a entrada
da equipe médica e determinará sua imediata remoção da quadra de jogo e dará
continuidade à partida.
8- Sendo constatada pelo árbitro simulação de acidente por parte do
jogador ou qualquer tentativa de retardamento proposital para ganhar tempo
(defeito do uniforme, saída de bola, propositadamente pelas laterais ou linha
de meta, etc.) ordenará o árbitro o reinicio imediato da partida sendo o
jogador punido com cartão amarelo.
9- Depois de qualquer interrupção, por motivos não mencionados nesta
regra e desde que, imediatamente antes da paralisação, a bola não tenha
ultrapassado os limites das linhas laterais ou de meta, o árbitro, ao reiniciar
a partida, dará bola ao chão no lugar onde esta se encontrava quando foi
interrompida a partida. A bola será considerada em jogo no exato momento em que
tocar no solo. Nenhum jogador poderá ter contato com a bola antes que esta
toque o solo. Se esta disposição não for cumprida, o árbitro determinará a
repetição de bola ao chão.
10 - O lançamento da bola ao chão deve ser repetido, no mesmo local, se
algum atleta tocar na mesma antes que ela toque no solo.
11 - Se a bola entra diretamente na meta, após tocar o solo e sendo
subsequentemente tocada ou jogada por um jogador:
• um arremesso de meta será concedido se a bola entra na meta do adversário
• um tiro de canto será concedido se a bola entrar na sua própria meta
• um arremesso de meta será concedido se a bola entra na meta do adversário
• um tiro de canto será concedido se a bola entrar na sua própria meta
RECOMENDAÇÕES:
a) Os árbitros não devem permitir a entrada da equipe médica na quadra
de jogo, antes de autorizados;
b) Sempre que um jogador lesionar-se, sem gravidade, os árbitros devem deixar o lance ser concluído e imediatamente um dos árbitros dirige-se ao jogador, verificando se necessita de atendimento médico e só permitir a entrada da equipe médica se o jogador solicitar;
c) Não permitir o reinício de uma partida com jogador caído na quadra;
d) Interpretar corretamente se houve simulação de falta ou se foi causada por um choque normal e houve desequilíbrio do jogador;
e) Todo o jogador que for atendido dentro de quadra deverá ser substituído, exceto o goleiro.
b) Sempre que um jogador lesionar-se, sem gravidade, os árbitros devem deixar o lance ser concluído e imediatamente um dos árbitros dirige-se ao jogador, verificando se necessita de atendimento médico e só permitir a entrada da equipe médica se o jogador solicitar;
c) Não permitir o reinício de uma partida com jogador caído na quadra;
d) Interpretar corretamente se houve simulação de falta ou se foi causada por um choque normal e houve desequilíbrio do jogador;
e) Todo o jogador que for atendido dentro de quadra deverá ser substituído, exceto o goleiro.
REGRA 6 - TIRO LATERAL
1- O tiro lateral será cobrado sempre que a bola atravessar inteiramente as linhas laterais, quer pelo solo, quer pelo alto ou tocar no teto.
2- O retorno da bola à quadra de jogo dar-se-á com a movimentação da
mesma, com o uso dos pés, sendo a bola colocada no local onde a mesma saiu,
podendo ser jogada em qualquer direção, executado por um jogador adversário
daquela equipe que tocou a bola por último.
3- O jogador no momento em que executar o tiro lateral deverá fazê-lo
com uma parte de um dos pés sobre a linha lateral ou na parte externa da quadra
de jogo. Não podendo estar com o pé totalmente dentro da quadra.
4- A bola estará em jogo assim que o tiro lateral for concretizado de
acordo com esta regra, e a bola depois de movimentada entrar na quadra de jogo.
5- O jogador que executar o tiro lateral não poderá tocar uma segunda
vez na bola enquanto outro jogador não tocar na mesma. Se tocar com a mão será
penalizado com tiro direto e se tocar com qualquer outra parte do corpo será
tiro indireto.
6- Se um jogador executar o tiro lateral contra a sua própria meta, e a
bola tocar ou for tocada por qualquer jogador e penetrar no gol, o tento será
válido. Se penetrar no gol diretamente o gol não será válido. Será cobrado tiro
de canto em favor da equipe adversária.
7- Se um jogador executar o tiro lateral contra a meta adversária, e a
bola tocar ou for tocada por qualquer jogador e penetrar no gol, o tento será
válido. Se penetrar no gol diretamente o gol não será válido. Será cobrado
arremesso de meta em favor da equipe adversária.
8- Quando da realização de tiro lateral, os jogadores adversários
deverão respeitar a distância mínima de 5 metros da bola e estarem dentro da
quadra de jogo.
9- Na execução do tiro lateral a bola deverá estar apoiada no solo, ser
colocada na direção onde saiu, estar imóvel ou podendo mover-se levemente,
colocada sobre a linha lateral ou no máximo 25 (vinte e cinco) centímetros para
fora da linha.
10- Quando a bola sair da quadra e ao mesmo tempo houver uma
substituição de jogador, este jogador para executar qualquer jogada, deverá
primeiro entrar na quadra pela zona de substituição, mesmo quando o local do
tiro lateral coincidir com o espaço correspondente a zona de substituição.
11- A equipe que for executar o tiro lateral deverá fazê-lo nos 4
segundos posteriores em que a bola esteja à disposição.
12- Se a bola for colocada em jogo de maneira irregular, fora do local
onde saiu, demorar mais de 4 (quatro) segundos para a execução, chutada para
fora da quadra ou infringir a esta regra de qualquer outra maneira, o árbitro
determinará reversão do lance, cabendo a um jogador da equipe adversária a
execução de novo tiro lateral.
13- Se o goleiro cobrar o tiro lateral, ele não poderá receber a bola,
em sua meia quadra vinda de um companheiro enquanto a bola não tocar em jogador
adversário. Se for um companheiro que executou a cobrança, o goleiro poderá
receber uma vez em sua meia quadra, desde que ainda não tenha tocado no ataque.
14- Se o goleiro receber a bola em sua meia quadra de jogo vinda de um
companheiro e o mesmo conduzir a bola para o ataque, ele poderá retornar com
ela para sua meia quadra, sendo que ao retornar a sua meia quadra inicia a
contagem dos quatro segundos.
15- Se o goleiro receber a bola na quadra de ataque poderá retornar para
sua quadra respeitando os quatro segundos.
PUNIÇÃO
a) Se um jogador executar o tiro lateral e tocar uma segunda vez na
bola, antes que qualquer outro jogador o faça, sua equipe será punida com a
cobrança de um tiro livre indireto a favor da equipe adversária no exato lugar
onde se encontrava a bola, salvo se dentro da área penal da equipe infratora,
quando então será cobrada sobre a linha da área no ponto mais próximo de onde
ocorreu a infração;
b) Se um jogador demorar mais de4 (quatro) segundos para executar o tiro lateral o árbitro determinará reversão do lance, cabendo a um jogador da equipe adversária a execução de novo tiro lateral;
c) Se um jogador substituto executar o tiro lateral, sem antes concretizar a substituição entrando na quadra de jogo, o jogador deverá ser punido com cartão amarelo e o tiro lateral revertido em favor da equipe adversária;
d) Se um jogador adversário tentar obstruir ou atrapalhar a cobrança, intencionalmente, deverá ser punido com cartão amarelo.
RECOMENDAÇÕES:
b) Se um jogador demorar mais de4 (quatro) segundos para executar o tiro lateral o árbitro determinará reversão do lance, cabendo a um jogador da equipe adversária a execução de novo tiro lateral;
c) Se um jogador substituto executar o tiro lateral, sem antes concretizar a substituição entrando na quadra de jogo, o jogador deverá ser punido com cartão amarelo e o tiro lateral revertido em favor da equipe adversária;
d) Se um jogador adversário tentar obstruir ou atrapalhar a cobrança, intencionalmente, deverá ser punido com cartão amarelo.
RECOMENDAÇÕES:
a) Na execução do tiro lateral, o jogador que estiver a mais de 5 (cinco)
metros da bola e aproximar-se da mesma, tentando impedir ou dificultando a
cobrança e retardando o reinicio da partida, deverá ser advertido com cartão
amarelo;
b) Quando a bola sair pela linha lateral e algum jogador da equipe adversária estiver a menos de 5 (cinco) metros da bola, os árbitros antes de autorizarem a cobrança do tiro lateral, devem exigir o afastamento do jogador até 5 (cinco) metros e somente punir com cartão amarelo se este não quiser afastar-se;
c) A bola estará em jogo quando for movimentada e entrar ou tocar na linha lateral;
d) Se o jogador adversário estiver a menos de 5 (cinco) metros de distância, mas não atrapalhar, a execução, a cobrança pode ser autorizada;
e) Quando a bola sair pela linha lateral, imediatamente o árbitro deverá indicar para que lado deve ser cobrado apontando com o braço num ângulo de 45º (quarenta e cinco graus) acima de sua cabeça;
f) No momento da execução do tiro lateral, alguns jogadores da equipe beneficiada podem estar fora da quadra, porém os jogadores adversários devem estar dentro da quadra, exceto quando em uma jogada saírem da quadra e a equipe beneficiada executar rapidamente cobrança.
b) Quando a bola sair pela linha lateral e algum jogador da equipe adversária estiver a menos de 5 (cinco) metros da bola, os árbitros antes de autorizarem a cobrança do tiro lateral, devem exigir o afastamento do jogador até 5 (cinco) metros e somente punir com cartão amarelo se este não quiser afastar-se;
c) A bola estará em jogo quando for movimentada e entrar ou tocar na linha lateral;
d) Se o jogador adversário estiver a menos de 5 (cinco) metros de distância, mas não atrapalhar, a execução, a cobrança pode ser autorizada;
e) Quando a bola sair pela linha lateral, imediatamente o árbitro deverá indicar para que lado deve ser cobrado apontando com o braço num ângulo de 45º (quarenta e cinco graus) acima de sua cabeça;
f) No momento da execução do tiro lateral, alguns jogadores da equipe beneficiada podem estar fora da quadra, porém os jogadores adversários devem estar dentro da quadra, exceto quando em uma jogada saírem da quadra e a equipe beneficiada executar rapidamente cobrança.
REGRA 7 - TIRO DE CANTO
1- O tiro de canto dar-se-á sempre que a bola ultrapassar inteiramente a linha de meta, excluída a parte compreendida entre os postes e sob o travessão de meta, quer pelo solo, quer pelo alto, após ter sido jogada ou tocada pela última vez por um jogador que estiver na defensiva. O tiro de canto deverá ser executado sempre do canto mais próximo de onde saiu a bola pela linha de meta.
2- Para a cobrança do tiro de canto a bola deve ser colocada dentro do
quadrante. Será executado por um jogador da equipe adversária, com o uso dos
pés. O executor do tiro de canto pode ter o pé de apoio em cima da linha
lateral ou de meta, ou ainda do lado de fora ou dentro da quadra.
3- Se o jogador executar o tiro de canto com a bola fora do quadrante, o
árbitro manda repetir a cobrança e reinicia a contagem dos quatro segundos a
partir dos segundos que já tinham passado após a primeira autorização, até que
seja cobrado corretamente ou ultrapasse os quatro segundos.
4- A bola estará em jogo assim que o tiro de canto for executado de
acordo com esta regra e a bola movimentada, não necessitando sair do quadrante.
5- Poderá ser feito um gol diretamente de um tiro de canto somente
contra a equipe adversária. Se um jogador executar o tiro de canto contra a
meta da equipe adversária e a bola transpor inteiramente a linha de meta entre
os postes de meta e sob o travessão, tocando ou não em qualquer jogador, o
tento será válido.
6- Quando da cobrança de tiro de canto, os jogadores adversários deverão
respeitar a distância mínima de 5 (cinco) metros da bola.
7- Na execução do tiro de canto é suficiente que a bola esteja apoiada
no solo, colocada sobre o espaço demarcado onde se unem as linhas laterais e de
meta, podendo mover-se levemente.
8- Se um jogador chutar a bola contra sua própria meta e a bola penetrar
na mesma diretamente, o tento não será válido. O árbitro determinará que a
partida seja reiniciada com a cobrança de tiro de canto a favor da equipe
adversária. Se a bola tocar em qualquer jogador e penetrar na meta, o gol será
válido.
9- Se um jogador demorar
mais de 4 (quatro) segundos para executar o tiro de canto, o árbitro determinará a perda de
posse de bola e a partida reiniciada com a cobrança de um arremesso de meta a
favor da equipe adversária.
10- Se um jogador chutar a bola e tocar na mesma uma segunda vez antes
de qualquer outro jogador, sua equipe será punida com a cobrança de um tiro
livre indireto no exato lugar onde se encontrava a bola.
11- Se o jogador ao cobrar um tiro de canto, movimentar a bola para fora
pela linha lateral, o jogo será reiniciado com tiro lateral para equipe
adversária e se a movimentar para fora pela linha de meta, será reiniciado com
arremesso de meta em favor da equipe adversária.
12- Antes de autorizar uma cobrança, um dos árbitros deve posicionar-se
próximo à linha lateral do lado onde será cobrado o tiro de canto,
aproximando-se uns 5 (cinco) metros da linha de meta, enquanto o outro árbitro
ficará próximo à linha de meta do lado oposto ao qual será cobrado o tiro de
canto.
RECOMENDAÇÕES:
1- Se o jogador ao executar o tiro de canto, movimenta a bola fora do
quadrante, deverá repetir a cobrança e o árbitro reinicia a contagem dos quatro
segundos a partir do tempo que já havia transcorrido após a primeira
autorização, até que seja cobrado corretamente ou ultrapasse os quatro
segundos.
2- Ao executar o tiro de canto, o jogador pode pisar com um dos pés
dentro da quadra de jogo.
REGRA 9 - FALTAS E INCORREÇÕES
Para que seja considerada uma falta devemos reunir as seguintes condições:
- Ser cometida por um jogador de quadra ou reserva que não tenha
cumprido corretamente o procedimento de substituição;
- Deverá ocorrer na superfície de jogo;
- Ocorrer quando a bola está em jogo.
- Deverá ocorrer na superfície de jogo;
- Ocorrer quando a bola está em jogo.
1- As faltas e incorreções serão penalizadas com:
a) Tiro Livre Direto;
a) Tiro Livre Direto;
b) Tiro Livre Indireto.
TIRO LIVRE DIRETO
2- Será concedido um tiro livre direto em favor da equipe adversária
quando um jogador cometer uma das seguintes infrações contra jogador
adversário, de maneira que os árbitros julguem imprudente, temerária ou com uso
de força excessiva:
Dar ou tentar dar pontapé em adversário;
b) Calçar o adversário, isto é, derrubar ou tentar fazê-lo usando as pernas, agachando-se na frente ou por trás dele;
c) Pular ou atirar-se sobre o adversário;
d) Trancar o adversário por trás ou de maneira violenta e perigosa;
e) Bater, tentar bater ou lançar uma cusparada em adversário ou companheiro de equipe;
f) Segurar um adversário com as mãos ou impedi-lo de ação com qualquer parte do braço;
b) Calçar o adversário, isto é, derrubar ou tentar fazê-lo usando as pernas, agachando-se na frente ou por trás dele;
c) Pular ou atirar-se sobre o adversário;
d) Trancar o adversário por trás ou de maneira violenta e perigosa;
e) Bater, tentar bater ou lançar uma cusparada em adversário ou companheiro de equipe;
f) Segurar um adversário com as mãos ou impedi-lo de ação com qualquer parte do braço;
g) Empurrar o adversário;
h) Trancar o adversário com o ombro;
i) O jogador que deliberadamente segurar ou desviar a bola, carregá-la, batê-la ou impulsioná-la com a mão ou braço, excetuando-se o goleiro dentro de sua área penal;
j) Projetar-se ao solo, deliberadamente, de maneira deslizante, e com uso dos pés tentar tirar a bola que esteja sendo jogada ou de posse do adversário, levando perigo para o mesmo;
k) Sendo o goleiro, com a bola em jogo, ao arremessar a mesma com as mãos, ultrapassa o limite da área penal, com a bola ainda em seu poder;
l) Praticar qualquer jogada, sem visar o adversário, mas involuntariamente atingi-lo ou quase atingi-lo perigosamente.
PUNIÇÃO
a) Estas faltas são anotadas como acumulativas para a equipe;
b) Será punido com a cobrança de um tiro livre direto a ser executado pela equipe adversária no local onde ocorreu a infração, se cometida fora da área penal do infrator;
c) Na hipótese dessa ocorrência ser dentro da área penal do infrator, uma penalidade máxima será cobrada pela equipe adversária, qualquer que seja a posição da bola no momento em que a falta é praticada;
b) Será punido com a cobrança de um tiro livre direto a ser executado pela equipe adversária no local onde ocorreu a infração, se cometida fora da área penal do infrator;
c) Na hipótese dessa ocorrência ser dentro da área penal do infrator, uma penalidade máxima será cobrada pela equipe adversária, qualquer que seja a posição da bola no momento em que a falta é praticada;
TIRO LIVRE INDIRETO
3- Será concedido um tiro livre indireto em favor de uma equipe quando
um jogador adversário cometer uma das seguintes infrações:
a) O goleiro com a bola em jogo:
1. Controla a bola com suas mãos dentro de sua área penal ou fica de
posse em sua meia quadra de jogo por mais de 4 (quatro) segundos;
2. Toca ou controla a bola com suas mãos, dentro de sua área penal, depois que um seu companheiro a tenha passado deliberadamente com o pé;
3. Toca ou controla a bola com as mãos vinda diretamente de um tiro lateral, de canto, direto e indireto, cobrado por um seu companheiro;
4. Após haver tocado na bola em qualquer parte da quadra ou arremessando-a com as mãos ou movimentando-a com os pés volta a recebê-la de um companheiro de equipe em sua meia quadra de jogo, de forma intencional, sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário. O ato de receber a bola de um companheiro na quadra adversária e conduzi-la para sua meia quadra será considerada como segunda devolução e deverá ser punida com tiro indireto. Na quadra de ataque poderá receber normalmente a bola.
2. Toca ou controla a bola com suas mãos, dentro de sua área penal, depois que um seu companheiro a tenha passado deliberadamente com o pé;
3. Toca ou controla a bola com as mãos vinda diretamente de um tiro lateral, de canto, direto e indireto, cobrado por um seu companheiro;
4. Após haver tocado na bola em qualquer parte da quadra ou arremessando-a com as mãos ou movimentando-a com os pés volta a recebê-la de um companheiro de equipe em sua meia quadra de jogo, de forma intencional, sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário. O ato de receber a bola de um companheiro na quadra adversária e conduzi-la para sua meia quadra será considerada como segunda devolução e deverá ser punida com tiro indireto. Na quadra de ataque poderá receber normalmente a bola.
5. Se o goleiro defender a bola parcialmente, não será considerado como
primeiro toque e o companheiro poderá devolver ao goleiro, sem que tenha sido
jogada ou tocada em um atleta adversário.
6 . Se, depois de ficar de posse ou controle da bola, não poderá tocar
na mesma na sua meia quadra de defesa, sem que esta tenha sido jogada ou tocada
por um adversário.
b) Qualquer jogador que:
1. Jogar perigosamente, mesmo sem contato físico com o goleiro, ao
tentar tirar a bola das mãos deste após a mesma ter sido agarrada e estar
retida em suas mãos;
2. Quando sem a posse ou domínio da bola, obstruir, intencionalmente, um
adversário de maneira a formar um obstáculo em sua progressão;
3. Obstruir a jogada, prender a bola com os pés ou evitar com o corpo
sua movimentação, estando caído, exceto se for o goleiro, dentro de sua área
penal;
4. Tocar na bola, em jogo, quando não esteja devidamente equipado,
exceto o jogador que, na disputa da bola perder qualquer equipamento, podendo
prosseguir no lance enquanto estiver de posse da bola;
5. Usar expressão verbal ou vocal para enganar jogador adversário,
fingindo ser seu companheiro de equipe ou acenar com as mãos próximas ao rosto
do adversário e tirar vantagem do lance;
6. Ficar parado na frente do goleiro adversário com o propósito de
obstruir sua visão e dificultar a sua ação ou movimentos;
7. Fazer a bola permanecer mais de 04 segundos dentro da própria área
penal, estando a mesma em condições de jogo ou de ser jogada, com a clara
intenção de retardar o andamento da partida;
8. Persistir, quando de posse de bola, na troca de passes com
companheiros, com o deliberado propósito de ganhar tempo ou retardar o
andamento da partida, estando colocados dentro ou fora da respectiva área
penal;
9. Imobilizar a bola, dentro ou fora de sua área penal, com o domínio dos pés, por mais de 04 segundos, estando a mesma em condições de ser jogada;
10. Levantar os pés para chutar para trás (bicicleta) ou chutar com o
calcanhar e, levando perigo ao adversário próximo à jogada sem atingi-lo;
11. Impedir que o goleiro lance a bola com as mãos.
12. Passar por traz da meta adversária no momento da cobrança de
qualquer infração ou colocação de bola em jogo tentando ludibriar os árbitros e
adversários.
PUNIÇÃO
a) Nestas faltas a equipe infratora será punida com a cobrança de um
tiro livre indireto a ser executado pelo adversário no local onde ocorreu a
infração, se cometida fora da área penal do infrator. Se cometida dentro da
área penal do infrator, o tiro livre indireto deverá ser executado sobre a
linha da área penal, no ponto mais próximo do local onde ocorreu a infração;
b) Estas faltas não são anotadas como acumulativas para a equipe e serão punidas com tiros livres indiretos durante toda a partida.
b) Estas faltas não são anotadas como acumulativas para a equipe e serão punidas com tiros livres indiretos durante toda a partida.
SANÇÕES DISCIPLINARES
Cartão Amarelo;
b) Cartão Vermelho.
Somente os jogadores titulares e reservas podem ser penalizados com
cartões amarelos e vermelhos. Deve ser apresentado o cartão de forma pública
somente na superfície do jogo após a partida ter iniciado. Nos demais casos os
árbitros informam ao treinador de forma verbal a penalização.
Os árbitros têm autoridade para tomar medidas disciplinares desde o momento em que chegam ao local do jogo, até a entrega da súmula na entidade pela qual estejam atuando.
Os árbitros têm autoridade para tomar medidas disciplinares desde o momento em que chegam ao local do jogo, até a entrega da súmula na entidade pela qual estejam atuando.
a) O jogador será, obrigatoriamente, penalizado com cartão amarelo se na
opinião dos árbitros, cometerem uma das seguintes infrações:
1. Entrar na quadra de jogo para recompor sua equipe antes de
transcorridos os 2 (dois) minutos de expulsão temporária ou de sua equipe ter
sofrido um tento;
2. Infringir, persistentemente as regras de jogo;
3. Demonstrar, por palavras ou gestos divergências das decisões tomadas
pelos árbitros;
4. Ser culpado por conduta antidesportiva;
5. Trocar o seu número de camisa sem avisar o anotador e o árbitro;
6. Dirigir-se na quadra de jogo, durante a partida, ao árbitro
principal, ao árbitro auxiliar, ao anotador ou ao cronometrista para deles
reclamar ou discordar ou para discutir com o público;
7. Numa interrupção da partida, propositadamente, impedir, tentar
impedir, retardar ou dificultar o reinicio da mesma;
8. Toda a simulação na superfície de jogo, que tenha a finalidade de
ludibriar os árbitros para levar vantagem no lance, deverá ser penalizada como
conduta antidesportiva;
9. Abandonar deliberadamente a superfície de jogo sem autorização dos
árbitros;
10. Ao comemorar um gol, colocar a camisa na cabeça ou retirá-la do
corpo ou, ainda, fazer gestos provocantes aos adversários ou aos torcedores;
11. Não respeitar a distância regulamentar na cobrança de tiros lateral,
de canto, direto, indireto e livre ou arremesso de meta e bola de saída;
12. Agarrar um adversário, quer pela camisa, pelo calção ou por qualquer
parte do corpo, acintosamente, com o objetivo de interromper a jogada;
13. Exceto o goleiro dentro de sua área penal, usar a mão, cortando a
trajetória da bola, com o objetivo de interromper a jogada, impedindo a
passagem da mesma evitando assim, que um jogador adversário a receba;
14. No momento da cobrança de qualquer infração ou colocação da bola em
jogo, passar por traz da meta adversária para ludibriar a arbitragem e
adversários. Deverá ser penalizado por sair da quadra de jogo sem autorização
da arbitragem.
- Se no momento que foi executada a cobrança o jogador já estava fora da
quadra, o árbitro paralisa o jogo, aplica cartão amarelo e manda repetir o
lance;
- Se no momento que foi executada a cobrança o jogador estava dentro da quadra e depois saiu, o árbitro paralisa o jogo, aplica cartão amarelo e marca um tiro livre indireto contra sua equipe.
- Se no momento que foi executada a cobrança o jogador estava dentro da quadra e depois saiu, o árbitro paralisa o jogo, aplica cartão amarelo e marca um tiro livre indireto contra sua equipe.
15. Tentar defender a bola com as mãos com objetivo de impedir um gol
contra sua equipe, mas não conseguindo seu intento, exceto o goleiro dentro de
sua área penal.
16. Tentar anotar um gol tocando intencionalmente na bola com as mãos;
17. Simula jogar a bola com outra parte de seu corpo, fazendo com a mão,
com a finalidade de enganar os árbitros.
b) O jogador será, obrigatoriamente, penalizado com cartão vermelho se
cometer uma das seguintes infrações:
1. For culpado de conduta violenta;
2. For culpado de jogo brusco grave;
3. Empregar linguagem ou gestos ofensivos, grosseiros ou obscenos para
qualquer pessoa;
4. Praticar pela segunda vez infração punível com cartão amarelo de
advertência na mesma partida;
5. Impedir com o uso da mão, intencionalmente, a marcação de um gol
contra sua equipe, exceto quando for o goleiro dentro de sua área penal;
6. Lançar uma cusparada em qualquer pessoa;
7. Cometer uma entrada que ponha em perigo a integridade física de
jogador adversário;
8. Impedir intencionalmente, por meios ilegais, que um jogador em
condições plenas de assinalar um tento conclua a jogada;
9. Estando no banco de reservas entrarem na quadra de jogo para
atrapalhar ou impedir a tentativa ou a marcação de um tento contra sua equipe.
DECISÕES
1. Um jogador que cometer uma falta passível de cartão amarelo e já
sendo o segundo cartão, se os árbitros derem vantagem no lance e esta equipe
sofrer o gol, o jogador faltoso será expulso e sua equipe poderá colocar
imediatamente outro jogador em seu lugar, tendo em vista que a infração foi
cometida antes do gol.
2. Se um jogador tenta evitar um gol tocando com a mão na bola, mas não consegue seu objetivo, tendo o árbitro aplicado a lei de vantagem, logo após a conclusão do lance, deverá penalizar este jogador com cartão amarelo.
2. Se um jogador tenta evitar um gol tocando com a mão na bola, mas não consegue seu objetivo, tendo o árbitro aplicado a lei de vantagem, logo após a conclusão do lance, deverá penalizar este jogador com cartão amarelo.
3. Se um jogador comete uma falta ou agressão fora da quadra de jogo, a
partida deve ser paralisada, o jogador penalizado com cartão amarelo ou
vermelho e a partida reiniciada com bola ao chão.
4. No momento do arremesso do goleiro, com as mãos, ele poderá sair com
qualquer outra parte do corpo fora da área penal, vale sempre a posição da
bola.
RECOMENDAÇÕES:
1) Quando o jogador cometer pela segunda vez uma infração passível de
cartão amarelo, aplica-se o cartão amarelo e em seguida o cartão vermelho;
2) Quando o jogador já foi advertido com cartão amarelo e comete uma
infração passível de cartão vermelho, aplica-se diretamente o cartão vermelho;
3) Nas recomendações a) e b) anteriores, os oficiais de arbitragem devem
relatar se esta segunda infração era para ser aplicado cartão amarelo ou
vermelho;
4) Quando membros da comissão técnica ou jogadores reservas, entrarem na
quadra tentando ou impedindo a marcação de um tento contra a sua equipe,
conseguindo ou não seu intento, o árbitro deverá expulsá-los do jogo. Sua
equipe deve ser penalizada com um tiro livre indireto, a ser cobrado no local
onde ocorreu o toque, a tentativa ou a intervenção;
5) Quando um jogador for expulso da quadra de jogo, o cronometrista deve
registrar em uma folha de papel, o tempo visualizado no placar eletrônico e só
autorizar a entrada de outro jogador, depois de transcorridos 2 (dois) minutos
cronometrados ou a equipe sofrer um tento, sempre de acordo com o previsto na
regra;
6) Quando um jogador perder alguma peça de seu equipamento na disputa da
bola, os árbitros devem permitir que o jogador conclua a jogada até ficar sem a
posse de bola, não sendo permitido recebê-la de volta até recompor seu
equipamento;
7) Quando os árbitros constatarem que algum jogador está simulando ter
sofrido uma infração, tentando ludibriá-los, deverão adverti-los com a
apresentação do cartão amarelo;
8) Quando o jogador tentar fazer um gol com o uso deliberado da mão,
deverá ser advertido com cartão amarelo, pois está usando de uma atitude
antidesportiva tentando ludibriar a arbitragem;
9) As faltas cometidas dentro da área penal, deverão ter o mesmo
critério de punição disciplinar, quanto àquelas que identicamente forem
cometidas fora da área penal;
10) Os preparadores físicos que estiverem suspensos nos jogos, não podem
trabalhar dentro da quadra na preparação da equipe, antes e durante os jogos;
11) Se na cobrança do arremesso de meta ou arremesso do goleiro com as
mãos, um jogador defensor, prevendo que a bola irá entrar na sua própria meta,
fazer a defesa com as mãos, este deverá ser penalizado com cartão amarelo,
tendo em vista que se a bola entrasse no gol este não seria válido;
12) O jogador que simula ter tocado na bola com qualquer parte do corpo,
mas o fazendo na realidade com as mãos, tentando enganar a arbitragem, deve ser
penalizado com cartão amarelo;
13) Imprudente, significa que o jogador mostrou falta de atenção ou
consideração ao jogar contra o adversário ou ainda, jogou sem precaução. Não
será necessária uma sanção disciplinar adicional se a falta for considerada
imprudente;
14) Temerária, significa que o jogador realiza uma ação sem levar em
conta o risco e conseqüências para seu adversário. O jogador que atua de
maneira temerária deverá ser penalizado com cartão;
15) Com uso de força excessiva, significa que o jogador se excede na
força aplicada, correndo o risco de lesionar o seu adversário. O jogador que
usa força excessiva deverá ser expulso;
16) Para se considerar mão, tem que haver um movimento da mão ou braço em direção a bola, considerar também a distância percorrida pela bola e chegando de forma inesperada;
16) Para se considerar mão, tem que haver um movimento da mão ou braço em direção a bola, considerar também a distância percorrida pela bola e chegando de forma inesperada;
17) Quando for o caso de abrir contagem dos quatro segundos, sempre deve
ser feito pelo árbitro mais próximo da jogada;
18) O jogador pode se colocar entre a bola e o adversário, sem usar as
mãos e que a bola esteja em movimento;
19) Quando o jogador está em condições de pegar a bola para reiniciar o
jogo e este não o faz, o árbitro inicia a contagem dos quatro segundos;
20) Se o jogador levantar a bola intencionalmente para devolver de
cabeça, peito, joelho, etc... e o goleiro pegar ou tocar com as mãos, será
cobrado tiro indireto do jogador que devolveu e no local onde ele se
encontrava;
21) Os jogadores poderão comemorar o gol sem excessos em suas
coreografias e desde que não retardem o reinício da partida;
22) O capitão da equipe não possui nenhum privilégio na regra em relação
aos demais jogadores, devendo cumprir rigorosamente como os demais.
23) Com a bola em jogo, o goleiro poderá receber em devolução de um seu
companheiro, sem que a mesma tenha ultrapassado o meio da quadra, desde que
tenha antes tocado em adversário ou que seja considerada uma devolução
involuntária;
24) Com a bola em jogo o goleiro poderá receber em devolução de um seu
companheiro, sem que a mesma tenha tocado em adversário, somente na quadra de
ataque.
25) Os árbitros devem considerar as circunstâncias para decidirem se
devem expulsar o jogador por impedir um gol ou oportunidade clara de gol
considerando, a distância entre a infração e a meta, a possibilidade do jogador
manter a posse de bola, a direção da jogada, o local e o número de jogadores
defensores, se a infração impede uma oportunidade clara de gol através de uma
falta de tiro livre direto ou indireto. Se for cometida por um jogador do banco
de reservas deverá sempre ser expulso;
26) Se um jogador impede a marcação de um gol por meio de uma mão
deliberada, após o reinício do jogo, no qual não se pode marcar um gol
diretamente, este jogador não deve ser expulso e sim advertido com cartão
amarelo por conduta antidesportiva e a equipe penalizada com um tiro livre
direto ou tiro penal.
27) As primeiras 5 (cinco) faltas acumulativas, de cada equipe, em cada
período de jogo, deverão ser registradas na súmula da partida;
28) Quando aplicarem a lei de vantagem, em uma falta para tiro livre
direto, devem sinalizar imediatamente e logo após a paralisação indicar ao
anotador e ao cronometrista, mediante sinalização que anotem mais uma falta
acumulativa;
29) Após a 5a falta acumulativa, somente aplicar a lei de vantagem se a
equipe tiver uma situação clara de gol;
30) Quando, por força do regulamento próprio, uma partida tiver tempo
suplementar, as faltas acumulativas das equipes, praticadas no segundo período
da partida continuarão para o período suplementar;
31) Por ocasião da cobrança dos tiros livres sem direito a formação de
barreira devem exigir que todos os jogadores, com exceção do goleiro defensor
que deverá ficar dentro de sua área penal, coloquem-se obrigatoriamente, atrás
da linha imaginária sobre a bola, paralela com a linha de meta, a uma distância
de 5 (cinco) metros da bola, não podendo aproximar-se, até que a bola seja
movimentada;
32) O executor do tiro livre sem direito a formação de barreira deverá
estar plenamente identificado sem a necessidade de informar ao goleiro e,
obrigatoriamente, a bola deverá ser acionada diretamente para a meta, com a
intenção de assinalar um tento, vedado o passe da bola, em qualquer sentido
para jogador da própria equipe;
33) Se o executor do tiro livre sem direito a formação de barreira não
executar a cobrança e em seu lugar outro jogador executar a cobrança, deverá
ser punido com um tiro indireto contra sua equipe e o jogador que executou a
cobrança punido com cartão amarelo;
34) O goleiro, dentro de sua área penal, deverá respeitar a distância
mínima de 5 (cinco) metros da bola e se ele adiantar-se antes da bola ser
movimentada, deverá ser obrigatoriamente penalizado com cartão amarelo;
35) Nenhum jogador poderá obstruir o jogador executante deste tiro
livre;
36) A partir da 6ª falta acumulativa, a equipe que cometer qualquer infração, punível com tiro livre direto, na meia quadra adversária ou em sua meia quadra entre a linha divisória da quadra e a linha imaginária, paralela à linha divisória da quadra projetada na marca do tiro livre direto sem direito a formação de barreira para as laterais, o árbitro determinará que, para a cobrança dessa falta contra a equipe infratora, seja a bola colocada na marca dos 10 (dez) metros.
36) A partir da 6ª falta acumulativa, a equipe que cometer qualquer infração, punível com tiro livre direto, na meia quadra adversária ou em sua meia quadra entre a linha divisória da quadra e a linha imaginária, paralela à linha divisória da quadra projetada na marca do tiro livre direto sem direito a formação de barreira para as laterais, o árbitro determinará que, para a cobrança dessa falta contra a equipe infratora, seja a bola colocada na marca dos 10 (dez) metros.
37) A partir da 6ª falta acumulativa ocorrendo infração, punível com
tiro livre direto, na meia quadra da equipe infratora, no espaço entre a marca
de 10 (dez) metros e a linha da área penal, o jogador que for executar o tiro
livre poderá optar pela permanência da bola no local da infração ou colocá-la
na marca indicada dos 10 (dez) metros. Quando o jogador optar em cobrar do
local da infração, nenhum jogador, exceto o goleiro defensor, poderá ficar
dentro da área penal da equipe infratora;
38) Quando ocorrer a 5ª falta acumulativa, de qualquer das equipes, o
anotador avisará um dos árbitros e colocará sobre a mesa, do lado da defesa da
equipe uma bandeirinha vermelha indicativa da situação;
39) Se um jogador cometer uma infração prevista na regra 12 como tiro livre
direto e a bola estiver fora de jogo, deve ser penalizado disciplinarmente, mas
não será anotada falta acumulativa;
40) Se, na cobrança de um tiro livre direto sem direito a formação de
barreira, algum jogador da equipe defensora, invadir o espaço vazio antes que a
bola entre em jogo, deve ser respeitada a lei da vantagem, se for gol os
árbitros devem confirmar o gol e se não for gol devem mandar repetir a cobrança
do tiro livre direto;
41) Se a invasão do espaço vazio ocorrer por jogador da equipe beneficiada
com o tiro livre direto sem barreira, antes de a bola entrar em jogo, se for
convertido em gol, os árbitros mandarão repetir a cobrança e se não for
convertido em gol, os árbitros interromperão a partida dando posse de bola para
a equipe adversária, que reiniciará a partida com a cobrança de um tiro livre
indireto no local onde se encontrava a bola para a cobrança da infração;
42) Se após a cobrança de um tiro livre direto sem direito a formação de
barreira, o jogador que executar a cobrança cometer alguma infração, será
penalizado com a cobrança de um tiro livre indireto contra a sua equipe,
colocando-se a bola no local onde ocorreu a infração;
43) Se dois jogadores de linha, sendo um de cada equipe invadirem o espaço ao mesmo tempo, será repetido o lance;
43) Se dois jogadores de linha, sendo um de cada equipe invadirem o espaço ao mesmo tempo, será repetido o lance;
44) Por ocasião da cobrança de um tiro livre sem direito a formação de
barreira, um dos árbitros deve colocar-se no fundo da quadra, orientar o
goleiro para não ultrapassar a marcação dos cinco metros enquanto a bola não
for movimentada. O outro árbitro deverá afastar os jogadores a cinco metros da
bola e atrás da linha da bola e não permitir a invasão de jogadores. Caso
ocorra a invasão antes da bola ser movimentada, o infrator ou infratores devem
ser punidos de acordo com a regra;
45) Se o goleiro adiantar-se antes da bola ser movimentada e a cobrança
não resultar em tento, deverá ser repetido a cobrança e o goleiro advertido com
cartão amarelo;
Tiro livre direto ou indireto cometido por jogador atacante dentro da área da equipe defensora
CAPÍTULO VI
DA CLASSIFICAÇÃO
Art. 23 - Critérios para classificação:
· Maior número de pontos;
· Maior número de vitórias;
· Maior saldo de gols;
· Maior número de gols marcados;
· Menor número de gols sofridos;
· Confronto direto;
· Sorteio.
Art. 24 - A partir das quartas de finais, classifica-se para a fase seguinte a equipe que vencer a partida.
Art. 25 - Em caso de empate, os critérios para desempate são:
· Cobrança de 3 (três) pênaltis alternados entre as equipes.
· Cobrança de pênaltis alternados entre as equipes até uma equipe vencer.
CAPÍTULO VII
DA PREMIAÇÃO
Art. 26 - Premiação:
· 1º Lugar: R$ 1.500,00
· 2º Lugar: R$ 700,00
· 3º Lugar: R$ 300,00
Conclusão:
Compete a comissão Organizadora interpretar as Disposiçõesdeste
Regulamento, bem como resolver as
dúvidas e omissões que surgirem na sua
execução.
Marcelino Vieira RN, 08 de Outubro de
2013.
ANOTE-SE, FIXE, REGISTRE-SEE CUMPRA-SE.
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